Internalizar ou terceirizar? Qual a melhor opção para o TI de sua empresa?

Enquanto manter uma equipe própria pode ser mais eficiente, na terceirização o investimento é menor.

  • Data: 07 de Outubro de 2015

Quando uma empresa cresce, é normal que novas necessidades surjam. Sistemas, servidores, novas estações de trabalho. A estrutura tecnológica de uma empresa cresce junto com ela. Para gerenciar isso, é preciso se especializar. Por mais que algum colaborador ou sócio entenda do assunto, as demais atividades da empresa começam a ser prejudicadas enquanto eles tentam resolver problemas.

Chega um momento em que a empresa tem duas opções. Montar seu próprio departamento de TI, ou terceirizar essa função. Ambas as opções são válidas e bastante comuns no mercado. Então como avaliar o que se encaixa melhor no perfil do seu negócio?

Custo

A diferença de custo entre uma opção ou outra varia muito dependendo da complexidade das necessidades. É preciso levar em consideração que ao ter um departamento próprio, é necessário arcar com encargos trabalhistas, treinamentos e férias.

Já no caso da terceirização o custo pode ser muito alto se sua demanda é grande, mas se a necessidade for menor, na maioria das vezes o custo x benefício compensa.

Qualidade

A empresa que tem uma equipe interna à sua disposição costuma ter atendimentos mais rápidos e como sua equipe conhece sua estrutura, as soluções costumam ser mais eficazes. Mas para chegar nesse nível, é preciso ter uma equipe bem treinada e processos internos bem organizados. Além disso, a empresa depende da disponibilidade de sua equipe que eventualmente pode faltar ou tirar férias.

Na terceirização, a velocidade de atendimento pode ser comprometida, mas pressupõe-se que sua equipe já é bastante qualificada e está sempre disponível. Nesse caso é importante checar no contrato qual é o acordo de nível de serviço para cada situação.

Foco

Empresas grandes correm o risco de perder o foco. São tantas funções adicionais como marketing, recursos humanos e a própria TI que a finalidade fim da empresa pode ficar em segundo plano. Nesse caso, a terceirização faz com que seus recursos se atenham ao que é realmente importante.

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Porém, se a tecnologia for intimamente ligado aos objetivos da empresa, manter uma equipe própria pode ser um fator decisivo em seu desenvolvimento.

Internalizar ou terceirizar?

Outra opção é mesclar as duas. Você pode manter uma equipe interna responsável pela inovação e pelas tomadas de decisão e terceirização o suporte aos usuários e administração de rede, por exemplo.

O custo de manter uma equipe própria pode ser muito mais alto, mas você mantém um controle maior sobre suas funções. Com a terceirização você está livre para se preocupar mais com seu próprio negócio. Seja qual for a opção escolhida, é importante ter objetivos e metas bem definidos em relação ao trabalho, além de comunicá-los com clareza para sua equipe ou prestador de serviço.


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