Windows 10: conheça 5 mudanças para sua empresa

O novo sistema operacional apresenta novidades importantes e algumas merecem a atenção de empresas

  • Data: 07 de Agosto de 2015

Em outubro de 2009 a Microsoft trouxe para o mercado o Windows 7. Depois da recepção negativa do Windows Vista, o 7 se mostrou um sistema excelente tanto para usuários finais quanto para profissionais. Tanto é, que esse sistema ainda está instalado em 57% dos desktops do mundo. Em 2012 o Windows 8 veio para atualizar seu antecessor, mas as mudanças drásticas de interface desagradaram os usuários mais conservadores e a adesão foi baixa, hoje apenas 15% dos computadores rodam Windows 8 (ou o 8.1).

Atendendo aos pedidos dos usuários, semana passada foi lançamento oficial do Windows 10. O sistema trouxe uma série de mudanças aguardadas incluindo a volta do adorado menu iniciar. Para as empresas, destacamos os 5 principais pontos que devem mudar sua forma de usar o sistema.

1) Interface

O Windows 8 apresentou a interface Metro. Essa opção de design trocou o menu iniciar tradicional do sistema por uma versão que ocupa a tela toda. Essa mudança visava o crescente uso de telas sensíveis ao toque, mas de certa forma prejudicou aqueles acostumados ao mouse e teclado. Muitas pessoas não gostaram da mudança e se atrapalharam com novos caminhos para tarefas simples como desligar o computador. Isso prejudicou muito a adesão de empresas para o novo sistema. Agora o Windows 10 trouxe de volta um menu iniciar mais parecido com o tradicional além de diversas melhorias de design e usabilidade.

O polêmico menu iniciar do Windows 8

O polêmico menu iniciar do Windows 8

2) O fim do Internet Explorer

O navegador padrão do Windows, Internet Explorer ou IE, está sendo descontinuado. Após duas décadas, a imagem do navegador estava muito prejudicada e ele era conhecido por ser lento, de difícil compatibilidade, inseguro e difícil de usar. Navegadores como o Google Chrome assumiram o posto de mais confiáveis e ganharam mercado rapidamente. O problema é que, de fato, o IE continua sendo muito usado, mas normalmente são versões desatualizadas usadas pelos mais leigos, uma ameaça séria à segurança de seus usuários. Como uma forma de renovar a confiança dos usuários mais avançados e garantir a segurança dos menos fãs de tecnologia, o Windows 10 virá com um novo navegador, completamente redesenhado chamado Microsoft Edge. Aplicações web antigas como alguns sistemas de banco ainda vão precisar do IE que vem junto com o sistema, mas ele não será mais o navegador padrão e a tendência é que essas aplicações precisem ser atualizadas em breve.

3) Mais segurança

Melhorias em relação à identidade dos usuários, criptografia de dados e acesso remoto fazem diferença quando o assunto é segurança. Mas além dos novos recursos, atualizar o sistema operacional pode fazer muita diferença para as empresas. Organizações podem ter informações roubadas por um programa malicioso que normalmente explora brechas do sistema para se instalar. A Microsoft monitora esse tipo de ação e constantemente atualiza seus sistemas para evitar ameaças, mas infelizmente muitas empresas ainda usam sistemas antigos como o Windows XP que não tem mais suporte. Atualizar para novas versões do Windows é uma forma de estar protegido.

4) Atualizações sem atrapalhar

É comum a Microsoft liberar correções para o Windows que resolvem pequenas falhas. Essas atualizações podem ser instaladas automaticamente. Nas versões anteriores do sistema, essa instalação poderia ser bem incoveniente e, por isso, muitas empresas desativam o recurso para evitar problemas. Isso é um problema porque deixa os equipamentos vulneráveis a falhas e ameaças. Com o Windows 10, é possível configurar um momento de atualização para o horário que seus computadores ficam ociosos. Além disso, como empresas costumam ter vários computadores, baixar essas atualizações pode prejudicar em muito o desempenho da Internet. Pensando nisso, melhorias para evitar downloads duplicados melhoram a experiência de atualização.

5) Convergência

O Windows não quer mais se limitar ao computador de mesa e o notebook. A Microsoft está trabalhando no que chama de “convergência de plataformas” para entregar uma experiência integrada desde computadores, até dispositivos móveis. O Windows 8 já foi um primeiro passo nesse sentido, mas agora, com o 10, há novas opções de gestão de dispositivos em rede e o sistema tem funcionalidades que se aplicam tanto à computadores quanto tablets.

Se você está pensando em atualizar seus computadores e também em trocá-los, não deixe de ler: 5 coisas que você precisa saber antes de trocar os computadores de sua empresa.


compartilhe: