Você sabe o que é aquele bipe de quando seu computador liga?

Os sons do seu computador podem ajudar você a resolver seus problemas.

  • Data: 13 de Agosto de 2015

Quando você liga o computador, é normal ele fazer um bipe antes do sistema operacional aparecer na tela. Esse som comum passa despercebido aos ouvidos mais acostumados, mas se ele soa diferente, algo pode estar errado. Quando o equipamento liga, ele faz alguns testes para detectar os componentes do seu computador e seus sons são um aviso de que tudo está ok, ou não. Descubra como identificar esses sons para manter seu computador funcionando.

Os sons da BIOS

Antes de detalhar os tipos de erro, precisamos explicar o que é placa-mãe e o BIOS. A placa-mãe é um componente fundamental que conecta todas as outras peças do computador. Ela comporta um sistema chamado BIOS que é responsável por gerenciar essas peças em sua forma mais básica.
Todo computador precisa de processador, memória e armazenamento. Quando você liga a máquina, o BIOS vai testar e listar todos esses componentes a fim de checar se tudo está conectado, se falta algo e o que há disponível para seu uso. Se tudo estiver funcionando, ele vai dar início ao sistema operacional para que você possa usar o computador da forma que está habituado.

Os bipes da placa-mãe

Os sons que o BIOS fará no momento que você liga o computador variam de modelo para modelo. O ideal é verificar exatamente qual é o seu equipamento e checar qual o comportamento específico para essa peça em seu manual ou junto ao seu fabricante, mas de qualquer forma nós organizamos os casos mais comuns para você avaliar:

Nenhum bipe

A ausência de som pode ou não indicar um problema. Alguns computadores não emitem sons de início, é o caso de notebooks que só avisam quando detectam um erro. Mas se seu computador sempre apita na hora de ligar, parou de fazer esse som e não está inicializando, verifique se há alimentação elétrica e se a ventilação está operando. Se não estiver, pode ser um problema na fonte. Se isso estiver funcionando, a placa-mãe pode ter um defeito ou os outros componentes não estão adequadamente conectados.

1 bipe curto

Esse é o som de confirmação de que todos os testes foram realizados com sucesso e nenhum erro foi encontrado.

1 bipe longo

Um dos circuitos da placa-mãe (refresh) está com problemas. Pode ser causada por defeitos na placa ou na memória RAM.

2 bipes curtos

Essa é a sinalização de um erro genérico o qual não pode ser identificado. Nesse caso o BIOS tentou realizar os testes e encontrou um problema, mas não sabe dizer qual é.

2 bipes longos

Foi detectada alguma incompatibilidade entre a placa-mãe e a memória RAM. Faça um teste com outros pentes de memória para verificar.

1 bipe longo e 1 curto

Indicação de um problema na própria placa-mãe, sem conseguir detalhar o problema.

1 bipe longo e 2 bipes curtos ou 1 longo e 3 curtos

Problemas na placa de vídeo. Verifique se ela está bem conectada e com seus contatos limpos. Experimente removê-la e limpar os contatos com uma borracha.

3 bipes longos

Outro problema com a memória RAM. Nesse caso há falhas de comunicação entre a memória e a placa. Revise e limpe os contatos e experimente com outros pentes.

4 bipes longos

O timer não está operando. O problema pode estar na placa-mãe ou nos módulos de memória.

5 bipes

Problemas com o processador. Ele pode estar danificado ou mal encaixado.

6 bipes

Falha em um componente da placa-mãe responsável por colocar o processador em modo protegido. Também pode indicar uma falha no processador que não consegue se comunicar com o componente.

7 bipes

Isso indica um comportamento estranho do processador. Para resolver, experimente reduzir a frequência de operação do processador ou trocá-lo.

8 bipes

Erro na memória da placa de vídeo. Pode ser mal contato ou defeito na placa de vídeo.

9 bipes

Isso indica um erro onde o BIOS fica armazenado. Pode ser causado por um dano físico do chip da placa-mãe ou por uma atualização mal sucedida.

10 bipes

Nesse caso há um defeito físico no componente de memória das informações da BIOS (CMOS). Não há solução além da troca da placa-mãe.

11 bipes

Relacionado à memória cache, esse erro não impede o início do sistema, mas pode prejudicar seu desempenho. É possível acessar as configurações da placa-mãe e aumentar os tempos de espera da memória cache.

Códigos de erro

Quando um computador falha, ele dá sinais que podem indicar como resolver esse problema. Caso você não possa resolver, tente ao menos registrar que sinais são esses. A quantidade de bipes, o código de erro e as mensagens que aparecem são informações muito úteis para um técnico resolver seus problemas.


compartilhe: