Meu computador não liga. E agora?

Alguns procedimentos simples que não exigem conhecimento técnico podem ajudar.

  • Data: 19 de Outubro de 2015

Nada mais desesperador do que apertar o botão de ligar e seu computador não responder. Nesses momentos de desespero, melhor do que arrancar os cabelos é manter a calma e raciocinar. Computador não ligar é um problema bastante comum, principalmente naqueles equipamentos mais antigos. Então para ajudar a resolver esse problema, montamos esse guia com uma série de coisas simples que você pode tentar mesmo sem conhecimento técnico.

Hardware ou software?

Antes de qualquer coisa, é muito útil identificar se o seu problema envolve a parte física do computador, o hardware, ou se está restrito ao aspecto virtual, de software. Se seu computador definitivamente não liga, não acende nenhuma luz ou a tela, é evidente que o problema é físico. Se ele liga, mas o sistema não aparece na tela, o problema pode ser de software. Nesse guia, vamos nos focar em resolver problemas de hardware, mas se estiver em dúvida sobre o seu problema você pode tentar todas as etapas.

Energia

Comece pela energia elétrica. Verifique se seu computador está ajustado para a voltagem correta, 220 V ou 110 V. Lembre-se que se sua rede for 220, mas o computador estiver conectado a um estabilizador, ele provavelmente deve permanecer em 110! Cheque também se todas as chaves de liga/desliga estão ajustadas corretamente em todos os equipamentos e se não há nenhum botão emperrado. Tente ligar seu equipamento para testar.

Cabos

Se ainda não ligou, verifique se todos os cabos estão bem conectados, inclusive o de energia. Se algo estiver desconectado, perceba que a maior parte das conexões são únicas, ou seja, o cabo só tem uma opção que se encaixe. Lembre-se de olhar também o estado de conservação dos cabos, se estiverem danificados ou oxidados, considere a substituição. Teste novamente.

Periféricos

Caso o problema persista, tente desconectar todos os cabos do computador. É possível que algum periférico esteja afetando o início da máquina. Deixe apenas o cabo de força e o cabo do monitor para ver se funciona. Lembre-se de fazer o mesmo descrito acima com o monitor também e depois teste.

Contatos e componentes

Se você chegou até aqui e seu computador ainda não liga, provavelmente o problema está relacionado ao CMOS (sistema que inicia a máquina), um mal contato dentro do equipamento ou um defeito em um de seus componentes. Nesse caso, o ideal seria abrir o PC, reiniciar as configurações do CMOS, fazer uma limpeza e testar individualmente cada componente. Essa etapa é um pouco mais complexa e pode exigir conhecimentos técnicos mais avançados além de equipamentos para ajudar.

SAIBA MAIS: É hora de trocar meu computador?

Da próxima vez que seu computador não ligar, experimente algum desses procedimentos para resolver seu problema, talvez você dispense a necessidade de um técnico. Mas se estiver em dúvida, peça ajuda de algum especialista.


compartilhe: