5 coisas que você precisa saber sobre a transformação digital

Transformação digital não é só automatizar processos, mas sim pensar no TI como fator estratégico.

  • Data: 05 de Outubro de 2015

Vários aspectos da nossa vida estão sendo diretamente impactados pela transformação digital. Os modelos de negócios estão se reinventando e nossos hábitos de consumo têm mudado. As empresas que não se adaptarem devem morrer, e não serão poucas. Mas por onde começar a mudar? Montamos esse guia com os cinco itens cruciais para você conhecer antes de modificar seu negócio.

1) Na transformação digital, o TI é estratégico e não só o suporte

Ainda é comum as empresas encararem o TI como uma ferramenta de suporte para o negócio. Ele só é lembrado quando algum sistema tem problemas, ou é necessário fazer alguma modificação estrutural. Mas a verdade é que a Tecnologia da Informação pode ser uma ferramenta fundamental para alavancar o negócio de forma inovadora e se distanciando dos concorrentes. A ideia é usar o know-how tecnológico para construir novas formas de entregar valores para os consumidores, sem comprometer funções vitais. A isso chama-se TI Bimodal, onde um modo de operação é focado na manutenção da infraestrutura e um segundo modo busca oferecer novas possibilidades de inovação digital.

2) Transformação digital não é só automação

Quando os computadores começaram a entrar nas empresas, eles vieram para substituir operações mecânicas e repetitivas. É mais fácil se comunicar, fazer contas, consultar registros e organizar processos. Mas na verdade, o digital acabou se resumindo a isso: automação de tarefas que antes eram manuais. O processo em si mudou pouco com o desenvolvimento de sistemas vindo para criar formas de torná-lo mais eficiente e fácil de gerir, mas sem alterá-lo de fato. A transformação digital atua de forma diferente. O cerne do negócio precisa ser repensando para que seja possível atender novas tendências de consumo de forma diferenciada. Não basta automatizar o processo, é preciso pensar em novos processos e resultados alcançáveis com a tecnologia.

3) Os resultados do TI não são só técnicos

As empresas costumam avaliar os resultados do TI como sendo meramente operacionais. Se as coisas estão funcionando, está tudo ok. Essa visão de curto prazo é problemática pois menospreza o potencial que a tecnologia tem em trazer resultados maiores, sejam eles ligados a vendas, a engajamento com a marca, ou eficiência na produção. São raros os casos em que responsáveis pelo TI participam das tomadas de decisão estratégica da empresa. Dessa forma, o TI é mantido à distância enquanto a empresa segue seu fluxo tradicional. A verdadeira transformação digital está em transformar a tecnologia a fim de permitir uma diferenciação do seu negócio no mercado.

4) Pensar grande dá trabalho

Além de ser arriscado, é um desperdício de recursos humanos e financeiros desenvolver um grande projeto a ser implementado. Isso porque é comum encontrar falhas e ajustes necessários que podem invalidar o projeto inteiro, e as empresas tradicionais estão acostumadas a não tolerar falhas. Nesse caso, para acompanhar as mudanças digitais, é mais fácil pensar em pequenas ideias, implementá-las e, a partir dos resultados analisados com seu uso, ter novas ideias. Esse é o método lean startups que muitas empresas de tecnologia adotam para reduzir custos e mudar rápido se for preciso. Assim, as falhas são menores e o público hoje está acostumado a ferramentas, produtos e serviços que entregam funcionalidades pontuais mesmo parecendo incompletos. Adotar estratégias pensando nisso é uma forma de ter um impacto menor com as mudanças além de achar novas formas de se diferenciar da concorrência, mas é importante ter ciência que inovação pode gerar falhas muitas vezes.

5) Estender o alcance do negócio é uma forma de conseguir retornos inesperados

Uma vez que o seu negócio começa a adotar características digitais, ele tem o potencial para se expandir de diferentes formas. Usando protocolos comuns bem definidos, as chamados APIs, é possível que o seu serviço ou produto troque dados e informações com outros serviços. Se você tem um hotel, por exemplo, é possível que suas reservas sejam feitas no site do hotel. Mas além disso é possível que outros serviços ou empresas permitam que as reservas sejam feitas em outras ferramentas que você, sozinho, não poderia oferecer. A segurança da informação é um desafio, mas sendo superado, o potencial de alcance pode gerar retornos muito bem-vindos que só são possíveis com a transformação digital.

Essas mudanças não podem vir somente do departamento de TI, mas sim do pensamento da empresa como um todo e, em função disso, transformar digitalmente sua empresa pode ser um fator decisivo de diferenciação de mercado.


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