É hora de trocar meu computador?

Como saber se é momento certo de trocar seu computador? Faça as perguntas certas.

  • Data: 12 de Outubro de 2015

Chega um momento em que o computador deixa você na mão. Quando ele para ou começa a dar problemas, o primeiro pensamento que passa pela sua cabeça é “quanto custa um novo?”. Muitas vezes, os problemas são fáceis de resolver. Ajustes de configurações, desinstalar programas, trocar alguma peça ou até mesmo formatar podem ser formas de salvar seu equipamento. Mas será que vale a pena?

Chega um momento em que a troca é uma opção vantajosa. Por isso montamos esse checklist para você decidir o que fazer com seu computador.

Você não pode ficar parado?

Dependendo da complexidade do problema, o reparo pode levar bastante tempo. Se você usa o computador em alguma função crítica da sua empresa, por exemplo, talvez não valha a pena esperar. Comprar um novo equipamento resolve seu problema.

Mesmo depois do conserto, o computador não atende às expectativas?

O equipamento volta para casa, você começa a usar e… Ele continua lento. Às vezes o problema é resolvido, mas o desempenho já não atende às suas necessidades. Quando for assim, trocar de PC pode ser uma boa saída.

Ele é antigo?

Computadores mais antigos têm peças mais difíceis de achar, o que pode encarecer o reparo. Além disso, eles têm desempenho inferior aos mais recentes, consomem mais energia e estão mais sujeitos a falhas. É possível que seu equipamento não possa desfrutar de recursos mais recentes, então investir em um computador novo pode valer a pena.

Ele passa mais tempo no conserto do que com você?

Se esse não é a primeira vez que ele tem problemas e você já perdeu as contas de quanto gastou com manutenção, talvez seja a hora de considerar a aquisição de um novo computador.

Você precisa de algo que não tem?

É muito comum com o passar do tempo precisar de mais desempenho para rodar programas mais modernos e poderosos. Também é comum precisar de recursos que seu atual equipamento não oferece como portas USB 3.0 (que são mais rápidas), mais potência gráfica ou telas sensíveis ao toque. Se for importante ter algum recurso que seu computador não tem, e não dê para resolver apenas trocando uma peça, considere a troca.

SAIBA MAIS: 5 coisas que você precisa saber antes de trocar os computadores de sua empresa

Trocando de computador, você tem à sua disposição recursos mais modernos e, em geral, mais econômicos e seguros. Mas sempre leve em consideração se o investimento realmente vale a pena e se os sistemas e periféricos que você precisa são compatíveis com um equipamento novo.


compartilhe: