Você não deveria formatar seu computador

Na maioria dos casos, a formatação não é a melhor opção para você resolver seus problemas.

  • Data: 17 de Julho de 2015

Se você tem um computador, certamente você já teve que formatá-lo alguma vez. É muito comum, quando o sistema está lento, a formatação ser indicada por técnicos menos experientes como a solução definitiva de seus problemas. Na verdade, na maior parte dos casos, não é.

Na nossa experiência de manutenção de computadores, podemos afirmar que a formatação é a última opção. Ela é drástica, trabalhosa e, muitas vezes, não compensa. Vamos entender melhor porque a formatação não é a melhor alternativa para resolver seus problemas.

Formatar o PC

Na prática, formatar o computador significa apagar o que há nele e instalar tudo do zero. Se você tem anos de programas, configurações e arquivos acumulados, evidentemente o resultado será um equipamento limpo e muito mais rápido. A principal vantagem é que você não precisa procurar o que está causando erros e problemas no sistema. Mas as desvantagens são muitas.

O lado ruim da formatação

Se o problema for físico, como um disco dando defeito, depois do processo o computador continuará com problemas. Se você tiver muitos arquivos e programas, fazer um backup e restaurá-los para o computador pode trazer o problema de volta. Isso sem falar que, por descuido, você pode perder arquivos e configurações importantes.

Em muitos casos, também não há preocupação com o pós-formatação. O técnico reinstala o Windows, mas pode não se preocupar em instalar outros programas que você precisa ou deixar o computador pronto para você usá-lo.

Nós não somos contra a formatação, ela é necessária as vezes. Mas é importante ter em mente que muitos dos problemas, como lentidão ou falhas do sistema, podem ser resolvidos sem ter que apelar para esse processo drástico.

Alternativas

Existem vários caminhos que devem ser percorridos antes de partir para a formatação. Desinstalar programas que você não usa mais e remover arquivos desnecessários para ganhar espaço em disco são um primeiro passo interessante e mesmo alguém sem muita experiência é capaz de fazer.

Depois disso, você pode checar se o antivírus está atualizado e rodar uma verificação do sistema em busca de vírus e outros programas indesejáveis. Atualizar o Windows e outros programas também é uma boa ideia.

Se você tiver um conhecimento um pouco maior, você pode rodar uma desfragmentação de disco, uma checagem em busca de erros no disco e no registro e também verificar os programas iniciados com o sistema. Se houverem problemas na configuração do sistema, em muitos casos essas configurações podem ser corrigidas manualmente, mas é necessário um conhecimento técnico para isso.

“Vai ter que formatar…”

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o processo de formatação, se questione na próxima vez que você ouvir que “o jeito é formatar…” Opte por técnicos de confiança e tente manter você mesmo uma cópia dos seus arquivos importantes por segurança.

Gostou das dicas? Aproveite para conhecer 5 coisas que você precisa saber antes de trocar os computadores de sua empresa.


compartilhe: