Estudo de Caso: manutenção de computadores e servidores na Itapex

Trocar os computadores não é a solução mais adequada para resolver os problemas de tecnologia.

  • Data: 30 de Junho de 2015

Manter seus arquivos a salvo e a empresa funcionando precisa ser a preocupação de qualquer empreendedor. Mas infelizmente a tecnologia da informação nem sempre é prioridade e o descaso com o assunto pode trazer sempre pequenos prejuízos que, acumulados, podem ter um impacto enorme no negócio.

Nesse estudo de caso, vamos conhecer a Itapex e descobrir como essa empresa conseguiu melhorar seus investimentos em tecnologia e, ao mesmo tempo, garantir a segurança de seus dados e equipamentos.

O Caso Itapex

Desde 1995, a empresa está em Itapema, SC, trabalhando na fabricação e venda de produtos termoplásticos que são usados desde a recreação até acabamentos da construção civil. Além de um centro de distribuição em São Paulo, a Itapex conta com uma frota própria de caminhões para o atendimento.

A área administrativa conta com cinco computadores, um notebook e a área de produção possui mais um computador totalizando 7 equipamentos. Esses computadores eram praticamente substituídos ano após ano. Ao invés de fazer a manutenção adequada, por falta de orientação eles acreditavam que a troca de peças fosse a melhor solução. Apesar de não ser possível estimar um valor preciso, pode-se afirmar que milhares de reais podem ter sido investidos de forma inadequada.

Porém o fator mais agravante é a segurança. Os dados da empresa ficavam armazenados em um servidor que, se tivesse problemas, paralisaria a empresa toda trazendo um grande prejuízo com horas paradas ou atrasos na entrega.

Não poder contar com uma manutenção adequada e o risco que a empresa corria fez com que os sócios considerassem uma solução. Com a avaliação detalhada da equipe da MBR11, identificou-se que um plano de manutenção ouro, que inclui a gestão de servidores, seria a solução para os problemas da empresa.

Manutenção de computadores e servidores

Nos primeiros dois meses de atendimento, julho e agosto de 2014, a MBR11 registrou uma média de 13 chamados por mês. No começo o volume de trabalho foi grande para garantir que tudo ficaria em ordem. Por outro lado, em 2014, 82% de todos os chamados foram resolvidos remotamente, o que significa que o tempo parado foi o menor possível e a equipe pode se concentrar em melhorias que tivessem efeito a longo prazo. Atualmente, a média de chamados mensal é 4, ou seja, 3 vezes menos chamados do que no início do contrato.

Resumindo, no começo, a Itapex precisava resolver problemas. Agora, graças ao trabalho de prevenção, os poucos chamados são problemas inevitáveis que precisam da atenção do técnico, como falhas no equipamento. Por investir tempo no monitoramento de alertas e na gestão da TI, a MBR11 evita que a Itapex precise abrir muitos chamados, o que simplifica seu trabalho.

Mas o principal benefício para a empresa foi o trabalho realizado com o servidor. Para aproveitar os equipamentos que já existiam, o servidor foi virtualizado o que permite que seja fácil fazer cópias de segurança de todos os dados, programas e configurações. Isso aumenta a segurança de toda a estrutura. Antes, se o servidor falhasse, o sistema e parte dos arquivos seriam perdidos. Agora, mesmo se não for possível recuperar o equipamento, suas cópias de segurança permitem que, em menos de uma hora, o servidor possa voltar a operar à distância.

Menos tempo parado e mais segurança

A Itapex resolveu seus problemas de tecnologia e hoje tem a tranquilidade de ter seus dados e equipamentos seguros num ambiente adequado para seu negócio. Então, antes de investir em tecnologia, avalie nos benefícios que isso deve trazer para o seu negócio.

“A gente trocava de computador todo ano. Agora tudo funciona certinho e se a gente precisar é fácil ser atendido”.
– Fernanda Hasse Cabral, financeiro.

Soluções MBR11


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