Em que Era vive a sua empresa?

Viver dependente de papeis e de computadores é coisa do passado.

  • Data: 01 de Julho de 2015

Hoje é difícil pensar em um modelo de negócios que não tire proveito de nenhum aspecto da tecnologia. Enquanto grandes empresas e indústrias podem automatizar seus processos fabris ou gerenciais, pequenos negócios podem economizar e vender mais com a ajuda de recursos tecnológicos.

Essa mudanças que as empresas passaram nas últimas duas décadas é nítida. Era necessário ter mais e mais colaboradores para executar rotinas básicas que normalmente envolviam pilhas e pilhas de documentos de papel.

Essa cena já foi comum em muitas empresas. Ela ainda é na sua?

Essa cena já foi comum em muitas empresas. Ela ainda é na sua?

Com os computadores acessíveis, você deve ter visto sua empresa trocando rotinas maçantes por equipamentos que agilizavam as tarefas para você. As organizações foram aos poucos saindo da Era do Papel para entrar na Era da Computação.

Faça um teste rápido:

  1. Você precisa imprimir e arquivar dados e documentos em sua empresa?
  2. Quando precisa se comunicar com outras empresas ou clientes, você usa mais a mala direta ou o fax do que o e-mail?
  3. O registro dos clientes e o controle de estoque é feito na ponta do lápis?

Se você respondeu que não para todas as perguntas acima, ótimo! Sua empresa não vive mais na arcaica Era do Papel. Respondeu que sim para alguma? Bem, talvez seja hora de rever algumas questões do seu negócio. Pense no tempo perdido executando essas tarefas e quanto sua empresa pode ganhar com a agilidade que os computadores podem trazer.

Era do papel, era da computação e o presente

Como já expliquei, uma empresa vivendo na Era do Papel não aproveita todos os recursos que os computadores podem lhe oferecer. Mas a Era da Computação não é só flores.

De quantos computadores uma empresa precisa? O investimento é alto em equipamentos, servidores, instalação… Os gestores do negócio não são especialistas em TI, mas mesmo assim precisam resolver problemas que seus computadores causam. Novos tipos de profissionais precisam ser contratados só para fazer essa tecnologia toda funcionar. Ao invés de usar seu tempo trabalhando, perde-se tempo resolvendo problemas.

Mas nós acreditamos em um cenário diferente. A Era da Computação está dando lugar para um novo momento. Olhe em volta. Não estamos mais conectados só por um computador. O Brasil teve um crescimento recorde no consumo de conteúdo via celular e tablets: 81%! Temos acesso à informação onde quer que a gente vá. Podemos ver filmes, séries e ouvir música a hora que quisermos e por que isso seria diferente para o seu negócio?

Seja bem-vindo à Era da Informação

Nessa nova fase, pouco importa como as informações são armazenadas, desde que seja seguro e que você tenha acesso fácil a elas. Prospectar um cliente, acompanhar a logística, verificar os resultados do ano passado… Essas atividades precisam estar na ponta dos seus dedos para tomar decisões rapidamente.
Então para te ajudar a diagnosticar a sua empresa preparamos alguns tópicos que merecem sua atenção:

1) Infraestrutura

Seus equipamentos, servidores, cabos, computadores, entre outros, dão conta das suas demandas? Talvez seja hora de investir em novos equipamentos, mas não faça isso sem ler antes esse post.

2) Manutenção

Problemas acontecem. Já imaginou não ter acesso aos seus dados quando você mais precisa deles? O ideal é que você não se preocupe com isso só quando o problema aparecer, portanto ter um acompanhamento ativo de sua estrutura de TI é fundamental. A MBR11 tem soluções perfeitas para qualquer negócio, confira aqui.

3) Sistemas

Ok, tudo em ordem e funcionando. Mas é importante que seus colaboradores saibam como gerar as informações que você precisa e como essas informações serão gerenciadas. Você tem no mercado diversas opções de ferramentas até mesmo gratuitas ou você pode contratar o desenvolvimento de um sistema personalizado para seu negócio.

4) Cultura

De nada adianta ter a infraestrutura e os sistemas operando perfeitamente se ninguém quiser usá-los. Treinar seus colaboradores e garantir que todos entendam a importância dessa nova cultura é fundamental para o sucesso dos seus esforços.

Chega de papeis e de se preocupar com computadores

Essa tempestade já passou.

Essa tempestade já passou.

Livre-se dos papeis e dê uma vida nova aos seus computadores. Aproveite esse novo momento e destaque-se da concorrência simplesmente perdendo menos tempo com qualquer outra coisa que não seja gerenciar o seu negócio. E seja bem-vindo à Era da Informação.

Soluções MBR11


compartilhe: