Como descobrir a senha de alguém?

Por mais que sua senha pareça segura, pode ser muito fácil descobri-la.

  • Data: 29 de Setembro de 2015

Segurança é um assunto recorrente aqui no blog. Nós nos preocupamos bastante com segurança da informação e garantir que seus arquivos estão seguros. Eventualmente ouvimos falar de casos de vazamentos de informações e isso é muito grave. Mas de nada adianta ter uma ampla estrutura de segurança e esperar que os outros mantenham ela funcionando se nós mesmos não nos protegermos.

Uma empresa norte-americana de segurança na Internet teve acesso a mais de 3 milhões de senhas que vazaram em 2014 e montou uma lista com as senhas mais comuns. Eis o Top 5:

123456
password
12345
12345678
qwerty

Seguro não? Se um dia você quiser descobrir a senha de alguém, tente uma dessas cinco senhas que as chances de você acertar são muito grandes. Mas se o seu alvo for esperto e não utilizar uma dessas senhas, você pode tentar uma outra abordagem.

O programa estadunidense Jimmy Kimmel Live fez uma esquete perguntando para pessoas na rua qual a senha delas para ver se é uma senha segura. Alguns revelaram rapidamente suas senhas, enquanto outros apenas informaram como a senha foi feita:

“É o nome do meu cachorro e o ano que eu me formei”

Em seguida, a repórter faz algumas perguntas para a entrevistada que não percebe estar, na verdade, revelando sua senha. Veja o vídeo [em inglês]:

Engenharia social e a segurança da sua senha

Nós chamamos esse processo de Engenharia Social. Apenas conversando com alguém é possível descobrir informações importantes sobre ela que podem ser usadas contra ela. No exemplo do vídeo, um rapaz informou que a senha era o nome da avó. Sabendo disso, fica fácil descobrir esse nome e consequentemente a senha dele. Vários tipos de golpe (seja dentro ou fora da Internet) acontecem em função disso. E-mails falsos com o seu nome ou falsos sequestros, tudo é baseado na quantidade de informações que o criminoso tem de você.

Como se manter seguro

Para se manter seguro, sempre opte por senhas complexas, com letras, números, símbolos, maiúsculas e mínusculas ou letras acentuadas. Dessa forma é muito difícil quebrar a senha na tentativa e erro. Também evite eventos comuns como datas ou nomes. Opte por números aleatórios. Outro ponto importante é nunca repetir senhas em vários serviços. Se por acaso alguém descobrir a senha do seu Facebook não terá acesso ao seu e-mail, por exemplo.

Quer saber mais sobre segurança no mundo digital? Clique aqui e baixe nosso ebook gratuito!


compartilhe: