Os 7 tipos de vírus que você precisa conhecer

Conheça as ameaças dos diferentes tipos de programas maliciosos que prejudicam sua vida digital.

  • Data: 24 de Julho de 2015

De todas as ameaças online, o vírus é a mais conhecida. Na natureza, um vírus é uma estrutura que usa células de seres vivos para se reproduzir. Em função disso, os vírus causam diversas doenças e a palavra é associada a algo ruim.

Na computação, um vírus é um pequeno código que usa o seu computador para se reproduzir. Em muitos casos, esses códigos causam problemas ao computador, como perda de dados, falhas no sistema e lentidão. Em situações mais graves, variantes desses códigos podem permitir que pessoas mal intencionadas roubem informações do computador como senhas e dados pessoais.

Vírus e programas maliciosos

O termo vírus hoje é bastante usado de forma genérica para se referir a qualquer código ou programa com intenções maliciosas. Mas existem vários tipos de programas diferentes que podem afetar seu equipamento. Entender como eles funcionam é uma forma de se prevenir, pois te ajuda a identificar ameaças e comportamentos estranhos no seu dia-a-dia tecnológico. Vamos entender os principais tipos de vírus segundo a Cartilha de Segurança do Cert.br:

1) Vírus

Ele normalmente é um código que se instala modificando algum programa que você tem instalado no seu computador. Ele usa esse programa para se multiplicar e se instalar em outros programas e arquivos. Mas por depender de seu hospedeiro, o vírus só ativo se o programa ou arquivo infectado for executado. Por isso, sempre desconfie de e-mails e sites de origem suspeita.

2) Worm

Diferente do vírus, o worm é capaz de se multiplicar automaticamente por redes ou brechas do sistema. Ele faz cópias de si mesmo e as envia para outras máquinas e, por causa disso, consume muitos recursos do computador, deixando ele lento. Ele pode se enviar por e-mail usando a sua conta, por exemplo, por isso é comum pessoas infectadas passaram esse programa adiante sem perceber.

3) Bot

Similar ao worm, ele tem o objetivo de infectar o computador para que este seja controlado remotamente, sem que o dono perceba. Equipamentos infectados por bots se tornam zumbis que fornecem sua capacidade de processamento para atividades danosas como envio de e-mails falsos. O atacante pode alugar essa capacidade para que outras pessoas usem de forma suspeita, inclusive para crimes virtuais.

4) Spyware

Diferente dos vírus e worms, o spyware não costuma se multiplicar sozinho. Ele na verdade é um programa que é feito para coletar dados e monitorar a vítima. Existem usos legítimos como ferramentas de suporte remoto, mas também existem usos maliciosos quando a privacidade do usuário e sua segurança é comprometida. Esses programas podem capturar o que é digitado, o que é exibido e também pode coletar dados do usuário para exibir propagandas sem seu consentimento.

5) Backdoor

Este é um programa que pode fazer parte das outras ameaças e tem como objetivo abrir uma brecha para que um invasor possa voltar ao computador e instalar novos programas ou roubar novos dados. Existem programas legítimos que instalam backdoors como uma forma de coletar dados de uso ou fazer atualizações. O problema é que invasores podem aproveitar essas brechas já existentes em seus ataques.

6) Trojan

O termo trojan faz referência à história do cavalo de troia. Esse tipo de ameaça é infiltrada junto com outro programa aparentemente comum. Você instala esse programa e, sem perceber, instala uma ameaça junto que pode ter diversos objetivos como instalar outras ameaças, alterar dados e danificar o computador, modificar a navegação do usuário para que ele execute ações ou até mesmo para roubar dados como senhas bancárias.

7) Rootkit

Rootkit na verdade diz respeito a um conjunto de técnicas e programas que têm o objetivo de esconder ameaças existentes no equipamento. A ideia é que ele permita que ameaças sejam escondidas de antivírus, outros mecanismos de defesa ou do usuário. Rootkits não costumam instalar novas ameças, mas apenas manter as que já existem.

Proteção

A melhor forma de se prevenir é o conhecimento. Ferramentas antivírus ajudam a evitar ameaças comuns, mas caso o usuário execute um programa malicioso ele pode se infectar. Conhecer as ameaças e estar atento na hora de instalar programas ou navegar na Internet são algumas atitudes que devem ajudá-lo no seu dia-a-dia.

Quer saber mais sobre como se proteger na Internet? Aprenda um pouco mais sobre phishing.

Soluções MBR11


compartilhe: