O que é TI?

A famosa Tecnologia da Informação ainda é um mistério para você?

  • Data: 27 de Fevereiro de 2015

Estamos tão acostumados com o nosso dia-a-dia tecnológico, resolvendo problemas e implementando soluções de forma compenetrada que às vezes nos surpreendemos com uma pergunta simples que nossos clientes fazem. O que é TI? Nem todo mundo é obrigado a entender a fundo o que a gente faz, mas para aquelas mentes curiosas, optamos por voltar ao básico e esclarecer uma dúvida que não pode existir para qualquer gestor que se preocupe com a tecnologia de seu negócio.

TI, gestor, gestor, TI

TI, ou Tecnologia da Informação, pode ser definida como todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais. Isso significa que essa área estuda, desenvolve e gerencia a tecnologia para que, bem, sirva para alguma coisa.

Em uma organização, informações talvez sejam um dos patrimônios mais importantes. Há pouco mais de duas décadas ainda estávamos gerenciando absolutamente todas as informações de nossas empresas em folhas e máquinas de escrever. Analisar dados significava um trabalho oneroso de pesquisa e o telefone ainda era um luxo para poucos. Hoje tudo isso cabe num celular.

Com esse avanço tecnológico, empresas foram se desenvolvendo e adquirindo novas necessidades complexas para resolver questões do dia-a-dia. Cada vez mais, profissionais vêm se especializando na área de TI para garantir que a organização tenha os recursos necessários para seu funcionamento e, principalmente, que eles funcionem como deveriam.

Preciso de um departamento de TI?

Se você trabalha intensivamente com computadores, possui servidores próprios, máquinas virtuais ou ainda presta algum serviço virtual, eu não consigo imaginar sua empresa sem algum profissional adequado para gerenciar isso tudo. Mas mesmo assim, muitas empresas não possuem departamentos de TI. E o pior é que tem-se a impressão errada de que TI é coisa de grandes corporações. Dado o atual cenário, se você trabalhar com um computador, você precisa de suporte.

Obviamente se for um pequeno negócio, torna-se inviável manter uma equipe profissional qualificada à disposição. Nesse caso, o comum é que os gestores tenham que recorrer a assistências técnicas toda vez que alguma pane acontece. Além de o seu negócio correr o risco de ficar parado, o custo de manutenção sempre é maior do que o de prevenção.

Uma opção é contratar serviços de suporte técnico, para que você tenha a quem recorrer sempre que algum problema surgir. Consultorias na hora de montar suas redes e adquirir seus equipamentos costumam evitar problemas posteriores e também devem ser consideradas.

Quer saber mais? Conheça os serviços da MBR11.

TI: seu melhor analgésico

O mais fascinante dessa área é que independente do segmento de seu negócio, as aplicações de TI são inúmeras. Você sempre estará lidando com informações e você precisará gerenciá-las de forma inteligente. Seja para acessar o telefone de um cliente ou para saber a produtividade do último semestre, quanto menos cliques (ou menos dores de cabeça) você precisar, mais chances seu negócio tem para prosperar.

Soluções MBR11


compartilhe: