Mobilidade para empresas: como economizar com a nuvem

O céu é o limite para empresas que aproveitam as vantagens da computação na nuvem.

  • Data: 08 de Abril de 2015

A Internet mudou drasticamente nosso relacionamento com a tecnologia e o trabalho. A comunicação se acelerou com os e-mails (e hoje chats como WhatsApp e Facebook Messenger); localizar endereços ficou fácil; recrutar; comprar; encontrar clientes e fornecedores… De repente processos demorados se simplificaram e seu custo diminuiu em muito. Hoje tornou-se possível abrir um negócio apenas com um computador e acesso à Internet e à nuvem.

A nuvem

O termo da vez é a computação na nuvem (cloud computing). Então antes de falar sobre como utilizá-la no seu negócio, precisamos entender o que isso significa.

Pense nos programas e arquivos que você usa em seu computador. Do jeito tradicional, se você comprasse um computador novo, seria necessário reinstalar todos os programas e copiar os arquivos. Esse trabalho levaria algum tempo e atenção e, quem já formatou ou trocou seu PC sabe como isso é chato. A ideia da computação na nuvem é usar os programas e arquivos diretamente da Internet, sem precisar instalá-los localmente. Isso significa que se você jogar fora seu computador agora e pegar um novo, rapidamente você acessa tudo que precisa para continuar trabalhando.

Já utiliza-se a nuvem em diferentes escalas no nosso dia-a-dia. Quando você abre seu webmail como o Gmail ou Hotmail pelo navegador, por exemplo, suas mensagens ficam acessíveis em qualquer computador que você acessar.

Mesmo empresas já estabelecidas podem tirar proveito desse recurso. Uma pequena empresa ao invés de gastar com equipamentos caros pode contratar um plano de armazenamento como Dropbox ou o Amazon Cloud Drive e ter seus dados à disposição de sua equipe a qualquer momento.

Um imobiliária, por exemplo, precisa de tabelas de preços, fotos de imóveis, planilhas e dados dos clientes, entre outras informações. O corretor mesmo fora do escritório poderia precisar desses dados. Com a computação na nuvem ele pode verificar isso tudo direto de seu notebook ou celular, com segurança e disponibilidade.

Uma empresa um pouco maior pode tirar proveito da nuvem ao virtualizar servidores. Equipamentos caros responsáveis pelo processamento de tarefas ou armazenamento de dados podem ser descartados e tudo isso fica por conta do cloud.

Apesar de precisar da Internet para as operações, você tem vantagens muito grandes. A estrutura das empresas que prestam esse serviço é gigante e eles mantêm sistemas de segurança para evitar perdas e problemas provavelmente muito superiores do que você poderia com recursos limitados. Se seus computadores forem danificados, você continua com acesso à nuvem através de equipamentos novos. Não há perda de dados, sua estrutura de trabalho volta a funcionar rapidamente minimizando o impacto de uma emergência. Além disso, você não tem mais a responsabilidade de manter tudo funcionando, economizando, assim, recursos financeiros, técnicos e humanos da sua empresa. Se você precisar de mais capacidades, não precisa atualizar suas máquinas, em poucos instantes é possível expandir seus recursos de acordo com sua demanda.

A questão da mobilidade

Empresas estão começando a adotar modelos diferenciados de trabalho ao explorar as possibilidades da nuvem e da mobilidade. Um escritório pode ter colaboradores atuando remotamente, cumprindo sua função mesmo à distância. Essa mobilidade, além de cortar custos com infraestrutura, gera ambientes de trabalho flexíveis, algo que pode melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ajudando nas relações entre funcionários e empresa. Essa relação fortalecida aumenta os índices de retenção e a produtividade.

Além disso, usar a computação na nuvem para dar mobilidade aos colaboradores permite que menos tempo seja gasto com viagens e deslocamento, e os funcionários ficam rapidamente à disposição para responder a clientes ou resolver problemas. O relacionamento com os clientes pode ser fortalecido com o acesso universal das informações que o uso inteligente dessas tecnologias pode proporcionar.

Por onde começar?

Antes de tudo, avalie sua empresa e seus processos. É fundamental identificar que pontos podem causar problemas e como prevenir isso. Também é importante estudar a estrutura que você já possui e entender a melhor forma de adaptá-la ao cloud computing. Caso prefira e seu uso for mais básico relacionado ao compartilhamento de arquivos, você pode começar aos poucos, usando serviços de excelente custo-benefício como os já citados Dropbox e Amazon Cloud Drive ou o Microsoft Office 365.

Mas se você preferir estudar como usar a nuvem para turbinar seu negócio, você pode contar com apoio de profissionais para a implementação desses sistemas e, posteriormente, para sua manutenção. Entre em contato com a gente.

Soluções MBR11


compartilhe: