As diferenças entre Backup Corporativo e Convencional

A diferença de um backup convencional e o backup empresarial é basicamente o seu objetivo.

  • Data: 18 de Março de 2015

Nosso uso no computador nos permite criar uma quantidade imensurável de documentos, fotos, músicas, vídeos e arquivos em geral. Dados e informações ficam armazenados no disco rígido do computador ou de seu servidor. Esse conteúdo pode ser vital para sua empresa, independente do segmento em que ela atua.

O problema é que esses dados estão sujeitos a falhas. Você já imaginou perder permanentemente a lista de todos os clientes de sua empresa, ou o trabalho de meses da sua equipe? Obviamente, garantir um sistema de backup funcionando é a melhor forma de garantir a integridade de seus arquivos.

Algumas pesquisas nos trazem um cenário surpreendente. 29% das pessoas nunca fizeram um backup de seus arquivos, sejam pessoais ou profissionais. Mas mesmo os que fizeram correm riscos: 60% dos entrevistados tinham um sistema de backup quando perderam seus dados, mas não funcionou como deveria. Não basta ter o hábito de manter uma cópia de seus documentos, é importante checar se seu sistema funciona e está bem configurado. Outra pesquisa mostrou que 45% de pequenas e médias empresas já perderam arquivos e gastaram, em média, US$ 9.000,00, ou mais de 27 mil reais, para recuperação.

Apesar de graves, essas estatísticas mostram que pelo menos dois terços das pessoas sabem da necessidade de manter um backup de seus arquivos. Mas você conhece a importância de um backup corporativo?

A diferença entre backup de arquivos e o backup corporativo

A diferença de um backup convencional e o backup empresarial é basicamente o seu objetivo. Quando falamos em backup de arquivos, estamos falando de manter uma cópia segura de seus arquivos. Seja em um pendrive, ou em um servidor remoto, a proposta é evitar que alguma falha técnica ou humana ocasione a perda de seus arquivos.

Quando uma falha acontece e você tem um backup convencional, você pensa “ufa, estou seguro, meus arquivos estão salvos”. O próximo passo é corrigir o que causou essa falha e migrar esses arquivos de volta. Isso funciona muito bem no nível pessoal, quando seus arquivos mais preciosos são fotos e documentos pessoais. Mas quando falamos de uma empresa, isso já pode não funcionar tão bem.

Imagine uma empresa pequena com 50 computadores. Todos os arquivos ficam guardados com uma cópia segura em discos rígidos externos por exemplos. Uma falha faz com que 10 desses computadores parem de funcionar. No mesmo instante você tem 10 colaboradores ociosos e seu trabalho começa a acumular. Além de realocar alguns equipamentos para funções vitais enquanto você espera equipamentos novos chegarem, você precisa transferir os arquivos de volta para os computadores. Resolvido? Não. Dependendo do caso, você vai precisar reinstalar programas, reconfigurar equipamentos para atender a novas funções e em onerosas horas você terá implementado uma solução provisória que talvez nem seja eficaz.

Saiba Mais: Quanto custa uma empresa parada por causa da tecnologia?

O problema é que colaboradores parados significa dinheiro sendo jogado fora. Isso além dos custos de troca ou reparo de equipamentos comprados com urgência que podem acabar sendo sobretaxados. Ainda por cima você precisará reconfigurar todo seu ambiente de trabalho e sua produtividade será gravemente afetada por um longo período de tempo. Pelo menos você tinha backup de seus arquivos, se não o desastre seria ainda maior.

A grande questão do backup corporativo é pensar nele como parte da continuidade de seu negócio. Se algum problema acontecer, seja grande ou pequeno, qual é o plano para seu negócio continuar funcionando? Não basta ter os arquivos protegidos em um cofre, se seus colaboradores não tiverem condições de trabalhar, você vai ter um prejuízo gigantesco mesmo assim.

Serviço de Continuidade de Negócio

O empresário atento que perceber a importância de manter seu negócio funcional mesmo apesar de problemas vai ter em mente uma visão de continuidade de negócio. Na MBR11, nós já lidamos com casos muito interessantes que atestam a eficácia dessa visão.

Uma solução bastante recorrente é a virtualização. Pense em seu computador. Quando você o liga, você tem acesso aos seus arquivos e seus programas. Eles funcionam ali e se algo acontecer ao seu computador você pode perder esses arquivos e configurações. Na virtualização, esses programas não rodam no seu computador, mas sim em um servidor que te dá acesso através do computador. Dessa forma você pode centralizar todos os processos de sua empresa em um equipamento montado pra isso e mais seguro. Além disso, como tudo está em um lugar só, fica muito mais fácil manter uma cópia desse sistema inteiro. Se seu servidor parar de funcionar, um servidor reserva começa a funcionar e seus colaboradores nem percebem a mudança. Se os computadores estragarem, você acessa seus programas de outro computador imediatamente. Rápido e eficiente.

Você pode manter uma cópia desse servidor em outro lugar, então mesmo se sua empresa inteira pegar fogo, em poucos instantes seu colaboradores podem voltar a trabalhar em seus projetos remotamente.

Garantir o seu trabalho em um momento de crise é fundamental.

Garantir o seu trabalho em um momento de crise é fundamental.

Pense na sua empresa

Certamente você precisa manter uma cópia segura de seus arquivos e esse é o primeiro passo para garantir sua segurança. Mas você deve ir além disso se quiser considerar o pleno funcionamento de seu negócio. Demos o exemplo da virtualização, mas cada empresa precisa de uma solução adequada a sua realidade e por isso você deve levar isso em consideração no momento que decidir investir na estrutura de Tecnologia da Informação de sua empresa.

Soluções MBR11


compartilhe: