4 tendências para o mercado de TI em 2015

Entenda os desafios que aguardam o mercado de TI em 2015 nessa lista de tendências que organizamos.

  • Data: 12 de Janeiro de 2015

2014 já acabou e 2015 está aí começando com tudo. Aproveitando o início do ano, estamos lançando oficialmente o blog da MBR11 e nada melhor do que uma previsão de tendências nessa área que a gente adora que é o mercado de TI.

O mercado em 2014 teve um saldo positivo, com seu pico de crescimento no primeiro semestre, época de preparativos para a Copa. O semestre seguinte não foi tão bom assim, mas continuamos com bons resultados como um todo.

O ano mal começou e já comenta-se em um crescimento dos gastos globais com Tecnologia da Informação e Comunicação em 3,8% para 2015, subindo para 7,1% em mercados emergentes. A seguir organizamos algumas previsões de tendências para o mercado de TI em 2015.

Virtualização

Indica-se um aumento grande por serviços de virtualização, tendo-se em vista seus benefícios. A tecnologia permite a consolidação de servidores, garantindo a redução de custos de operação de data centers e promovendo o upgrade de servidores. Também facilita o gerenciamento e reduz o consumo de energia, espaço físico e de armazenamento de dados. Esse crescimento em virtualização de TI mostra como as empresas estão aderindo ao cloud computing (quando os arquivos e serviços funcionam remotamente, pela Internet, por exemplo).

Engineered Systems

Os equipamentos chamados Engineered Systems já incorporam hardware e software com uma finalidade muito definida. Eles tiverem uma consolidação no mercado em 2014 e são um avanço para empresas que buscam ganhos de desempenho em suas atividades. Torna-se possível ter equipamentos dedicados especificamente para bancos de dados ou ferramentas analíticas de BI (Business Intelligence). Além do ganho de desempenho, o suporte é centralizado com um único fornecedor, os custos são reduzidos com espaço físico, refrigeração e energia. E ainda por cima, permite-se a criação de uma infraestrutura para recuperação de desastres.

Big Data

Com esses avanços, projetos de Big Data tornaram-se bastante acessíveis. Esses “grandes dados” dizem respeito a quando ocorre a captura de dados (normalmente em grande quantidade) não estruturados de diversas fontes, sendo a Internet a mais comum, e em seguida o cruzamento destes possibilitando sua interpretação. Decisões são tomadas a partir disso, permitindo um nível de segmentação de públicos-alvo bastante eficaz para os objetivos da organização.

Internet das Coisas

Essa é a área que mais deve ganhar inovações e chamar a atenção neste ano. Apesar dessa aura futurista que possui, a Internet das Coisas já é uma realidade com a popularização de smartphones. Espera-se que a computação tenha uma evolução a fim de permitir que objetos do dia-a-dia (como sua geladeira ou suas luzes) conectem-se à Internet e interajam entre si.

A proposta é que essa conectividade facilite rotinas integrando funções e automatizando processos rotineiros. Seria possível, por exemplo, encomendar produtos no supermercado assim que estes se esgotarem na geladeira, ou permitir que o ar condicionado se ajuste automaticamente de acordo com a sua previsão de chegada em casa ou no trabalho. Obviamente, para que coisas assim sejam possíveis, quantidades gigantescas de dados precisariam ser processadas com segurança e rapidez. Por isso, investimentos nessa área serão inevitáveis para garantir esse cenário futurista já em 2015.

Evidentemente que para poder implementar isso tudo, é preciso ter um ambiente de TI propício funcionando bem e de forma integrada e por isso espera-se um aumento nos investimentos no mercado de TI.

Fontes:
Dez tendências de TI em 2015, segundo a IDC
Perspectivas para o mercado de TI em 2015

Soluções MBR11


compartilhe: